24 de janeiro de 2012

Dicas importantes

Pessoal, faço parte de um grupo muito bacana do facebook, a famosa Agenda Black.
Grupo esse desejado por muitos, criticado por outros e amado por todas nós que lá estamos. E sabe porque? Simplesmente porque temos resposta para tudo e o grupo, apesar das críticas, nos trazem informações importantes e muito valiosas.
Esse documento que compartilho com vocês foi escrito por uma das integrantes do grupo e achei completo. Ele traduz a linguagem da dona de casa. Diferente de empresas especializadas em limpeza.

Na limpeza do seu móvel, nunca use:
1) Ceras ou produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes, thinners, benzinas, sapólios em pasta ou em pó, removedores domésticos, polidores de metais, desengraxantes e desengordurantes à base de amoníaco ou soda cáustica e seus derivados. Nem mesmo nas partes cromadas você deve usar esses produtos.
2) Pano encharcado, nem jogue ou borrife água diretamente sobre portas e armários. Por mais vedados que sejam os cantos e junções, água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura.
3) Álcool em portas de PVC, puxadores, dobradiças e todo tipo de peça cromada, pois ele danifica essas superfícies, alterando-lhes a cor e a textura.
4) Lubrificantes nas corrediças de gavetas e prateleiras.




Limpeza Geral

1) Para a limpeza, basta utilizar um pano levemente úmido com água e sabão neutro, e em seguida um pano seco.
2) Para remover sujeira difícil, troque o sabão neutro por saponáceo líquido e para tirar manchas de gordura use sabão em pó (sempre diluídos em água). Depois de retirar os resíduos de sabão com um pano levemente úmido, passe um pano limpo e seco para eliminar qualquer vestígio de umidade.
3) Em portas de PVC utilize pano úmido e sabão neutro em qualquer tipo de limpeza.

Ferragens e Cromados

1) Nas ferragens sem função decorativa, como dobradiças, aplique com pincel ou cotonete uma camada fina de óleo de máquina (utilizado em máquinas de costura). Não use óleos do tipo desengripante (do tipo WD-40) nem lubrificantes (graxas, etc.).
2) Na limpeza das ferragens e puxadores use apenas pano úmido. Para remover resíduos de gordura, utilize pano levemente umedecido com sabão ou detergente neutro. Logo em seguida um pano seco. Nunca use álcool.       

Limpar móveis brancos

Uma boa maneira de limpar móveis pintados de branco é usando uma solução baseada em leite. Faça a mistura do leite com a água ou coloque o próprio leite puro e use-a para esfregar o móvel com um pano limpo.

Limpar móveis de fórmica

A fórmica permite uma limpeza rápida e eficaz. Basta esfregar o móvel com um pano embebido em álcool e em seguida dar o brilho com final com uma flanela limpa e seca.

Limpar móveis envernizados

A limpeza de móveis envernizados é batata. Primeiro remova a camada mais grossa de poeira com espanador para não arranhar. Em seguida, passe um pano limpo. Para dar um brilho especial, passe um pano umedecido com lustra móveis e lustre com flanela.

Limpar móveis laqueados

Para limpar móveis laqueados, use uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para finalizar a operação dando brilho, use uma flanela limpa e seca.


Limpeza do guarda-roupas

Na hora de limpar o guarda-roupa é importante não esquecer que madeira e água são incompatíveis. Evite lavar o armário, os fabricantes recomendam o uso de um pano levemente úmido e sabão neutro. Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceo e esponja de aço. Para dar um aroma especial ao guarda-roupa, deixe um sachê perfumado na parte interna.

Combater umidade em armários

Um dos grandes problemas domésticos é o excesso de umidade que pode aparecer em armários e guarda-roupas. Há algumas maneiras de combater a umidade de forma simples. Uma delas é colocando algumas bolas de cânfora no interior do armário. Caso exista alguém que apresente alergia a cânfora, a solução é pendurar pedaços de giz escolar no guarda-roupa. Eles vão absorver toda a umidade do local.

Legal esse documento, né?

Queridos leitores,
Agora, uma dica muito particular, pois fiz isso em casa e foi a melhor solução. Retirem a água sanitária.
Normalmente as auxiliares não sabem usar e estragam roupas principalmente. Além de deixar o banheiro de molho e depois o cheiro ficar por dias.


Outros produtos podem fazer uma limpeza incrível na casa. E além do álcool eu adoro o Veja.
Esse sim é multiuso. Pode usar sem medo, funciona para tudo.


E nas roupas sabão de coco e Vanish roupas brancas, ajuda muito.

beijossss
Kelly