28 de novembro de 2012

Molhos mãe


Olá pessoal! Prontos para começar o verão?
Bom, eu, como amante da gastronomia e comidas gostosas, sempre gosto de adicionar algum tipo de molho em minhas preparações, então resolvi dividir com vocês os tipos de molhos da gastronomia.
Na parte quente, temos 5 bases que chamamos de molhos mãe:
Bechamel (base de leite)
Veloute (base de caldo de galinha ou peixe)
Espanhol (base de caldo de carne)
Tomate
Holandês (manteiga e gemas)

Com essas bases, podemos adicionar ingredientes para “casar” com o que estamos servindo, por exemplo o famoso bechamel com quatro queijos para acompanhar massas, podemos adicionar cogumelos ao Velouté para servir com frango grelhado, adicionar viho madeira no espahol e temos o famoso molho madeira, e assim por diante.... tendo essas bases fica fácil e gostoso de brincar na cozinha!
E na parte fria, temos 2 mais famosos:
Maionese (ovo e óleo)
Vinagrete  (1 parte ácida para 3 de azeite)

Com essas bases, também podemos criar um mundo de sabores, exemplo na maionese adicionamos alho ou ervas e dá um toque gourmet para seu lanche, e no vinagrete, gosto muito de adicionar frutas, em especial o maracujá e a laranja, dá um sabor todo especial na salada.

Dica para nunca mais empelotar seu bechamel:
O segredo esta no roux (manteiga com farinha), eu sempre uso 1 colher de manteiga para 1 de farinha, e o segredo esta na gordura, se não tiver gordura suficiete para a farinha, na hora em que entra o leite, o molho empelota. E outra dica bacana, para que não gosta daquele gosto de laticinio do leite, pode aquecer o leite com uma cebola piquet, espete meia cebola com 3 cravos da índia e deixe cozinhar no leite antes de adicionar ao roux, dá um sabor especial na preparação.

Boa sorte!!!
 
Tania Picerni